| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
Sandra 5 kyu

|
|
|
 |
Fernando 5 kyu

|
|
|
 |
Sandra 5 kyu

|
Colocada: Qua Jul 08, 2009 5:59 pm Assunto: |
|
|
| Fernando escreveu: |
Uma das formas usadas pelo Kaishakunin (auxiliar num ritual de seppuku)
|
Pois, a tal que não é suposto executar-se em demonstrações públicas. Será que isso inclui vídeos no Youtube? |
|
|
 |
Fernando 5 kyu

|
Colocada: Qua Jul 08, 2009 6:42 pm Assunto: |
|
|
| Sandra escreveu: | | Fernando escreveu: |
Uma das formas usadas pelo Kaishakunin (auxiliar num ritual de seppuku)
|
Pois, a tal que não é suposto executar-se em demonstrações públicas. Será que isso inclui vídeos no Youtube? |
Cara amiga, há coisas piores e bem menos interessantes no youtube. _________________ masakatsu agatsu |
|
|
 |
Sandra 5 kyu

|
Colocada: Qui Jul 09, 2009 5:31 pm Assunto: |
|
|
| Fernando escreveu: |
Cara amiga, há coisas piores e bem menos interessantes no youtube. |
Apenas a tentar gerar uma discussão saudável num forum onde não se tem passado grande coisa a nível de Iaido nos últimos meses, ou mesmo anos.
Esta questão sobre o Kaishakunin está neste preciso momento a ser discutida noutro forum:
http://www.kendo-world.com/forum/showthread.php?t=21269
e está a ser bastante interessante.
Por isso perguntei, de tantos vídeos no Youtube porquê escolher como exemplo precisamente esta kata. Por acaso essa escolha suscitou-me uma dúvida interessante: se Kaisahkunin não deve ser executada em demonstrações públicas até que ponto isso inclui os novos media e formas de divulgação como o Youtube. É só. Gostaria de ter tido uma resposta mais produtiva do que a que obtive. |
|
|
 |
Fernando 5 kyu

|
Colocada: Qui Jul 09, 2009 6:45 pm Assunto: |
|
|
Esta tipo de Kata, embora não sendo propriamente iaido/iaijutsu, existe em várias escolas e em outras variantes que esta que coloquei da Araki Mujinsai Ryu.
Coloquei apenas por não ser habitual ver este tipo de Kata e pela beleza da mesma.
Quanto á relação significado/demonstração publica, e conforme se pode ver no forum que menciona, as opiniões dividem-se.
Não acredito que alguém não familiarizado com Koryu procure o termo Kaishaku na net.
Não acredito também que alguem não familiarizado com Koryu ou iaido ao encontrar este video se aperceba do significado da kata.
Acho que é interessante, para quem pratica, comparar com katas de outras escolas.
O respeito pela execução destas formas é o mesmo pela execução de qualquer outra kata de Iaido, o elemento comum é a morte, sendo ela a de um inimigo em defesa da nossa vida por reacção ou antecipação, ou a de alguém que assumiu um erro com o qual não pode viver e á qual se poupava o sofrimento conforme a coragem demonstrada durante a cerimonia.
Sei que é controverso, principalmente visto á luz da nossa cultura, mas á luz da cultura Japonesa de á uns séculos atrás ( não muitos ) não sei se mereceria tanta discussão.
Acho que é um tema que fica á consideração de cada qual.
Relativamente á minha resposta anterior, foi no tom da pergunta.
Espero que esta tenha sido mais no espirito de discussão que procura.
Cumprimentos _________________ masakatsu agatsu |
|
|
 |
|