Forum e-bogu Portugal

Forum sobre Artes Marciais em Portugal
PAPAROCA DURANTE SHIAI

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Forum e-bogu Portugal -> Keiko/Shiai
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Usagi San
1 kyu

MensagemColocada: Qui Dez 28, 2006 11:02 am    Assunto: PAPAROCA DURANTE SHIAI Responder com Citação

Este post é mais uma pergunta ao "nosso sempai" Nuno que outra coisa qualquer, mas se alguém se chegar à frente com sugestões é sempre bem vindo.

Quando eu era puto e fazia muitas competições de karate, havia 3 coisas sem as quais não me deslocava a campeonato nenhum:

1 - Um chapéu de sorte (para usar nos tempos mortos, mesmo dentro do pavilhão);
2- Umas meias grossas para manter os pés quentinhos;
3 - UM PACOTE DE BOLACHAS TORRADAS, SECAS E DOCES.

E, modéstia à parte, esses 3 factores foram muitas vezes factor, decisivo diria, de sucesso nos campeonatos (sobretudo o chapéu Wink ).

EM RESUMO: O que se deve (ou o que é bom) comer durante os dias de shiai?
Usagi San
1 kyu

MensagemColocada: Qui Dez 28, 2006 1:11 pm    Assunto: Só uma ressalva Responder com Citação

P.F. sem aquela conversa tipo: hidratos de carbono, cloratos de potásso e sulfuretos de plutónio.

Mais (exemplo) bife e batata frita? Ok, fixe, a malta começa a levar um "taparuerzinho" com bife e batata frita, ou bacalhau à gomes de sá sei lá... coisa práticas.

Obrigado
Kodomo
5 kyu

MensagemColocada: Qui Dez 28, 2006 1:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Ora aí está uma boa pergunta.

Quanto a isso apenas posso dizer que em dias de shiai, uma vez que estes normalmente começam sempre após a hora de almoço, deve-se tomar um bom pequeno almoço. Nada de ficar na cama até ao meio dia e depois aldrabar refeições, comendo sandes e sumos. Isso nem pequeno almoço, nem almoço é. Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Usagi San
1 kyu

MensagemColocada: Qui Dez 28, 2006 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Então e duante o resto do dia não se come?????? Mad

Não tá certo sotôr, não tá certo.
Kodomo
5 kyu

MensagemColocada: Qui Dez 28, 2006 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Lol..claro que se come.

Segundo o que sei, devem-se optar pelas bolachas, uma vez que são açucares de absorção lenta, em deterimento dos chocolates. Quanto à refeição em si (almoço) confesso que também desconheço se deve existir alguma restrição no tipo de alimento ou se uma refeição tipica, desde que equilibrada, é o suficiente.

Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Shiruwa
nidan (2 dan)

Local/Origem: Évora / Lisboa

MensagemColocada: Qui Dez 28, 2006 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Uma bela de uma açorda ou umas migas a alentejana. Laughing
Na verdade é coisa q nunca pensei, claro q me preocupo com o que devo comer antes mas durante o dia do evento nunca pensei se devo comer isto ou aquilo. (até agora não me fez mal, pelo contrario até me tenho dado bem)
Acredito que se me peocupa-se mais talvez os resultados fossem melhores mas tb acredito que o nosso corpo se habitua aquilo que lhe "damos". (ou então não Embarassed )
nunoricardo
6 kyu

MensagemColocada: Qua Jan 17, 2007 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

Olá amigos e desculpem a demora.

Para esta questão importa distinguir três momentos: 1) a semana anterior à competição, 2) as horas anteriores à competição e 3) o momento da competição:

1) Nos dias anteriores à competição é importante preencher as reservas musculares. Devemos ter uma alimentação variada e com bastantes hidratos de carbono... desculpa Joaquim, com bastante massa, arroz, etc. e nunca saltar refeições.

2) No dia da competição (e dado que as nossas são sempre depois de almoço) o critério pessoal é importante. Há pessoas que podem comer a tal açorda e de seguida... shiai, outras nem um copo de leite podem beber antes de um kirikaeshi...
Aqui o importante é não ir de barriga vazia. Façam um almoço normal ou um pequeno almoço reforçado, porém evitem as gorduras.

3) Durante a competição o que é realmente importante é comer pouco de cada vez, muitas vezes. Isto faz com que não haja quebras energéticas. Aqui devemos preferir os tais açúcares de absorção lenta..., desculpa Joaquim, pão, bolachas pouco doces, fruta (banana é perfeito), etc.. Também os açúcares rápidos (sumos açucarados e outros produtos com açúcar) podem ser importantes imediatamente a seguir ao shiai, para rapidamente repor os níveis de açúcar no sangue.

Se quiserem mais pormenores sobre nutrição passem no meu blog: e-dojo.blogspot.com

Grande abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Usagi San
1 kyu

MensagemColocada: Qui Jan 18, 2007 1:53 am    Assunto: Responder com Citação

Pcebido. Obrigado, sôpefessor, muito obrigado Very Happy .
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Forum e-bogu Portugal -> Keiko/Shiai Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens